sábado, 15 de fevereiro de 2014

Investigação na música

Muitas vezes nós escutamos o rádio sem se atentar para as letras das músicas, ainda mais quando se trata de músicas em inglês ou outros idiomas. Então, quando temos um lapso de interesse músico-literário, podemos descobrir coisas interessantíssimas nas letras de músicas. Esta postagem trás pra vocês um tema um tanto curioso na música, que acabei descobrindo em alguns destes lapsos: investigação.

Esta temática surgiu para mim com a música Evidence, do Faith no More. O que me surpreendeu inicialmente foi o estilo de música mais voltado para o jazz, o que destoa do hard rock moderno que tornou o grupo notório no início dos anos 90. Esta surpresa me conduziu à pesquisa da letra e acabei entendendo como a música forma um perfeito pano de fundo para a letra, que fala de uma pessoa traída investigando o ato de traição de seu parceiro. A atmosfera sexy que o jazz confere à música combina bastante com o tom da letra da música.


Seguindo esta onda de mistério e investigação, logo me veio à cabeça Private Investigations, do Dire Straits, por simples associação do título com o tema. Novamente a investigação aqui é relacionada a uma traição, porém de uma forma diferente: desta vez a investigação é mais intimista, com o traído se comparando metaforicamente com um detetive e sem colocar a vítima contra a parede como na canção do Faith no More. E mais uma vez elementos de jazz estão presentes, dando aquele mistério a mais no clima da música.


Por fim, uma abordagem diferente do tema investigação aparece em Double Agent, do Rush. Esta música faz parte do álbum Counterparts, lançado em 1993 e que teve como tema principal dualidades – ou contrapartes, numa tradução literal do título. Double Agent trás uma série de imagens que aparentemente são desconexas mas, ao deixar o subconsciente trabalhar, é possível entender cada uma delas e formar a compreensão do todo, o que seria muito difícil ao deixar o consciente trabalhar com todas estas informações. Esta dualidade entre subconsciente e consciente é trabalhada através de uma metáfora do mundo da espionagem e investigação, no qual um detetive tem que juntar várias peças de um quebra-cabeça para entendê-lo completamente. Meu grande amigo Vagner Cruz, do Rush Fã-Clube Brasil, escreveu um artigo bastante detalhado sobre esta canção, vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário