sábado, 2 de janeiro de 2010

1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer: A Bíblia da Música

Toda cabeceira deve começar com um livro sagrado, independente do credo da pessoa. Para mim, devoto da música, este livro é o 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer.


O livro trás, em 949 páginas, mini-resenhas de 1001 álbuns que vão desde In The Wee Small Hours (Frank Sinatra, 1955) até Myths of the Near Future (The Klaxons, 2007), divididas em capítulos relativos a cada década (de 1950 a 2000) - o curioso é a página inicial de cada capítulo, que trás uma imagem que traduz o modo pelo qual as pessoas escutavam música em cada época (da vitrola ao iPod). A maior parte das resenhas vem acompanhada com a lista de músicas do disco, e algumas delas vêm com comentários dos próprios músicos envolvidos e fotos da banda em questão. O livro é bastante democrático, listando vários estilos, dentre eles R&B, Soul, Funk (não o funk carioca, o funk de verdade, dos anos 70), MPB (sim, o Brasil marca presença, e de maneira significativa), Rap e Hip Hop. É claro que o Rock e a música Pop em geral dominam boa parte do livro.

O título parece pretensioso, mas depois de ler boa parte do livro esta carga de pretensão cai pela metade. Mas também não se pode apedrejar o autor do livro, já que a coletânea de resenhas foi feita nos Estados Unidos, ou seja, numa realidade musicológica diferente da realidade brasileira. A consequência disto é que muitos álbuns listados sequer fazem parte do conhecimento geral do público brasileiro - destaco os vários álbuns do The Kinks, os muitos álbuns de bandas alternativas dos anos 90 e 00, dentre muitos outros exemplos. Em contrapartida, muitos álbuns passaram desapercebidos, como o clássico Breakfast in America (Supertramp, 1979), Alive! (Kiss, 1975), dentre outros. Outro álbum que chamou a atenção pela falta de destaque foi o Pet Sounds (Beach Boys, 1966), preterido em relação a outro álbum dos Beach Boys.

Mas calma, fiquem tranquilos! Com este livro pode-se, tranquilamente, fazer um top 100 com os discos mais importantes da história da música. Dada a minha veia roqueira, vou fazer um top 10 dos álbuns mais importantes da história do Rock - aqueles álbuns que são quase obrigatórios de se escutar para se dizer entendido no mundo do Rock. Segue a lista:

01. Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band (Beatles, 1967)









02. The Dark Side of the Moon (Pink Floyd, 1973)











03. Are You Experienced (Jimi Hendrix Experience, 1967)











04. Back in Black (AC/DC, 1980)











05. A Night at the Opera (Queen, 1975)











06. Led Zeppelin IV (Led Zeppelin, 1971)











07. Nevermind (Nirvana, 1991)











08. Ramones (Ramones, 1976)











09. Never Mind the Bollocks Here's Sex Pistols (Sex Pistols, 1977)











10. Elvis Presley (Elvis Presley, 1956)

2 comentários:

  1. Cara, teu blog é realmente bom!Ótimo!

    Achei teu blog,nem sei como ainda.Eu mexo com Blog acho que faz uns dois anos.Mas meu blog - www.voyers.blogspot.com - é mais ligado à poemas e coisas assim, fazia muito tempo que eu queria um blog com uma temática musical - afinal, é minha primeira paixão. Eu tava procurando um blog pra me inspirar, digamos.E eu achei teu blog realmente fabuloso, cara!Muito bem estruturado.O meu, eu ainda tô montando, tô fazendo aos poucos, conforme me sugerem e tal.Queria saber, cara, se tu não te importas que eu ponha esse baita blog nos meus favoritos do meu blog novo?
    Posso?
    Acho que é isso, cara!Queria dizer o quanto gostei desse blog, e te pedir isso.

    Abração, cara e meus parabéns!

    Ah, olha só - se tu quiser ver o meu blog inicial: http://www.omundodasclaves.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é mesmo muito bom! tem uns álbuns que eu queria recomendar:
    Deep Purple- The Book of Talyesin, de 1968
    Rush- Rush , de 1974
    Led Zeppelin - Houses of The Holy,de 1973
    (lembrando que TODOS os discos o Led Zeppelin são bons!) provavelmente vc já ouviu todos esses.
    Ariadne
    zepelim68@yahoo.com
    (se vc gostar de algum me avisa que eu te mando outros)

    ResponderExcluir