domingo, 21 de março de 2010

Acoustic Heroes

Depois do surgimento dos games para tocar guitarra virtual (primeiro a série Guitar Hero, depois a série Rock Band), o termo guitar hero se popularizou. Hoje qualquer um pode fazer a associação deste novo termo com músicos como Slash, Van Halen, Jimmy Page, Jimi Hendrix e outros.

Mas uma habilidade destes grandes músicos muitas vezes passa desapercebido para aqueles fãs que esperam um soco no peito desferido por um potente amplificador de guitarra. E esta habilidade aparece quando eles desligam tudo da tomada. Vejamos alguns vídeos interessantes.

É claro que o começo tinha que ser com o mestre Jimi Hendrix. Neste vídeo ele debulha um violão de 12 cordas - para os desavisados, é necessária uma pegada monstruosa pra tocar tudo isso aí.



Avançando para os anos 70 chegamos ao álbum Led Zeppelin III, do Led Zeppelin, álbum marcado por uma sonoridade mais acústica. Dentre as músicas do disco está Tangerine, música que pode ser um motivo de orgulho nacional pois foi gravada com uma craviola, instrumento de doze cordas semelhante ao violão e de origem brasileira. PS.: Infelizmente não achei uma performance ao vivo com a craviola, pois o Page geralmente usava a famosa Gibson EDS-1275 (a double neck) para as performances ao vivo desta música.



Dando um pulo direto para os anos 90, chegamos a duas bandas compostas por virtuosis: o Extreme (do guitarrista Nuno Bettencourt) e o Mr. Big (do baixista Billy Sheehan e do guitarrista Paul Gilbert). A versão de Hole Hearted do vídeo conta ainda com a participação de John Paul Jones, baixista do Led Zeppelin.





E para encerrar com uma surpresa, uma aparição de Joe Satriani com um simples violão - e com cabelo!



O violão faz parte do aprendizado de muitos guitarristas. É com ele que os caras aprendem os primeiros acordes, treinam as primeiras técnicas e tudo mais. E mesmo depois do desenvolvimento como guitarristas, eles ainda chegam em casa, pegam o violão encostado no canto do quarto e tiram algumas notas despretenciosas. Esta é a grande mágica do violão: a musicalidade portátil, a simplicidade e ao mesmo tempo a riqueza de seus recursos. Só quem tem muitos anos de estrada pra entender esta magia - e é por isso que meus poucos anos como violeiro/guitarreiro não são suficientes para dar tal explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário