Bem, antes de comprar um CD ou um DVD eu costumo analisar a relação custo-benefício dividindo o preço do produto pelo número de músicas legais. Por exemplo, um CD que tenha 3 músicas legais e custe R$24 tem uma relação custo benefício de R$8 por música legal. Pelos meus critérios, R$5 por música legal é um valor razoável para comprar um CD ou DVD. Pois então, este DVD teve um custo-benefício de R$2,10 por música legal, e chutando alto. Este preço se deve tanto ao preço do DVD (comprei uma versão econômica por R$25) quanto pelas músicas do set list (contei 12 como "legais"). Mas esta é uma análise feita só olhando a capinha do DVD. Vendo o show inteiro o custo benefício tende a aumentar estratosfericamente...
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Nome do álbum: Emmerson Nogueira Ao Vivo
Lançamento: 2009
Músicas:
01. It's Raining Again (Supertramp)
02. Emotion (Bee Gees)
03. Rosanna (Toto)
04. The Logical Song (Supertramp)
05. Roxanne (Police)
06. Money (Pink Floyd)
07. Listen To The Music (The Doobie Brothers)
08. Mrs. Robinson (Beatles)
09. A Horse With No Name / Ventura Highway (America)
10. Tears In Heaven (Eric Clapton)
11. Sailing (Christopher Cross)
12. Kayleigh (Marillion)
13. Follow You Follow Me (Genesis)
14. Instrumental Vocal
15. Wish You Were Here / Breathe (Pink Floyd)
16. I Still Haven't Found What I'm Looking For (U2)
17. Give a Little Bit (Supertramp)
18. Instrumental Viola
19. Have You Ever Seen The Rain (CCR)
20. Every Breathe You Take (Police)
21. Blowin' In The Wind (Bob Dylan)
22. I Want To Break Free (Queen)
23. Final (instrumental)
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Este DVD é o tipo ideal para trilha sonora: você deixa rolando de fundo para uma festinha em casa, para uma reunião com amigos, para um restaurante ou barzinho, etc. Mas também é um desperdício deixar de ver o espetáculo que é este show. E este espetáculo se deve a vários fatores: qualidade dos músicos, arranjos bem feitos e criativos, produção do show, empolgação do público do show, etc.
Como o próprio Emmerson diz nos extras, este projeto acústico no qual ele está envolvido desde 2000 - período em que gravou quatro discos com versões acústicas de clássicos do Pop e do Rock que vão desde Rush até Simply Red, e um álbum só com músicas dos Beatles - tomou como característica ter arranjos bem criativos. Estes arranjos, além de serem "necessários" para contornar elementos da música "plugada" (como sintetizadores, guitarras distorcidas e efeitos em geral), se tornaram uma ferramenta para fugir do padrão do acústico simples tocado com os acordes básicos da música, como se fosse um luau.
Em especial para o DVD, o acústico tomou forma de "banda". Assim como há o clássico formato de guitarra, baixo e bateria (e também teclados) no Rock, a banda formada para o show tem o formato análogo de violões (e todas as suas variações: nylon, 6 cordas, 12 cordas, viola cinturada, lap steel e bandolin), baixolão, piano e bateria. E o mais legal é que este formato de banda funciona com a mesma dinâmica que uma banda "plugada". Não tem aquele lance de baterista tocando só com vassourinha (vide o acústico do Nirvana), ou aquele ambiente intimista composto por uma orquestra gigante pra dar preenchimento ao show (vide acústicos como o do Kid Abelha, dos Titãs, entre muitos outros produzidos pela MTV). A pegada é bem parecida com a de uma banda do Rock n' Roll. Talvez o único problema da banda seja uma das backing vocals (a que divide os vocais de algumas músicas com o Emmerson) que tem uma voz significativamente forçada, tentando fazer uma mistura de cantora lírica com cantora estilo afro-americana sem ter um resultado muito agradável.
O set list só tem clássicos do Rock, dos anos 60 aos 80 - tanto são "clássicos" que todas as músicas têm mais de 20 anos. Muitas músicas mostram influências e preferências do Emmerson, como as do Supertramp e Pink Floyd. Como disse anteriormente, os arranjos são muito criativos. Os músicos fazem paradinhas, quebradas no ritmo, improvisações; enfim, tudo o que os músicos amadores como eu adoram. Neste quesito eu destaco o baterista, que mostra muita ciratividade e até certa ousadia nas linhas de bateria - ousadia no sentido de usar padrões geralmente usados para música mais pesada que poderiam comprometer o clima de acústico, mas acabaram casando muito bem com o espírito deste acústico. O uso de diversos instrumentos de cordas também é interessante, principamente o da viola (que é um instrumento tipicamente brasileiro) aplicada à música gringa.
Das músicas do set list, duas que merecem destaque são Wish You Were Here / Breathe e Instrumental Viola. A primeira é um medely muito bem bolado, aproveitando o final do clássico violeiro do Pink Floyd para emendar a música introdutória do clássico álbum The Dark Side of the Moon. A segunda é um instrumental de autoria da própria banda, com uma abordagem interessante misturando o solo de viola cinturada com texturas de sintetizadores ao fundo.
As imagens do show são produto de uma super produção. O show foi gravado numa casa de eventos de São Paulo chamada Moinho, casa esta que tem um visual rústico com paredes de tijolinho muito charmosas. O conjunto da iluminação, fotografia e número de câmeras suficientes para cobrir cada detalhe da performance de cada músico fazem com que você se sinta como se estivesse lá no Moinho. Assitir com um Home Theatre deve ser melhor ainda.
Desde que o formato de show acústico se tornou popular (por volta do incício dos anos 90), muitas bandas têm adotado o formato, porém de formas diferentes. Alguns artistas optam por shows mais minimalistas, como Eric Clapton e Paul McCartney. Outros tentam recriar os arranjos de modo a criar um ambiente intimista, geralmente com o auxílio de instrumentos de orquestra como violinos, cellos, violoncelos, etc. Poucas bandas tentam recriar a mesma pegada de quando se toca plugado - de cabeça lembro agora do Ultraje à Rigor - e o Emmerson Nogueira foi uma dessas. E este último modo de se fazer um acústico é provavelmente o jeito mais fácil de contagiar a platéia. E neste aspecto o Emmerson Nogueira dá uma aula neste DVD.
Que é isso cara. Corrigi esse post. A back in vocal que divide algumas canções aperfeiçoou ainda mais esse trabalho. Ela é dona de uma das mais belas vozes brasileiras. Tanto o é que o público vai ao delírio em gritos e aplausos quando ela canta.
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