domingo, 9 de agosto de 2009

Edson & Hudson no Expresso Brasil

Queria inaugurar uma nova modalidade de post aqui no Álbuns de Cabeceira. Pretendo, sempre que possível, fazer resenhas sobre shows. Pra começar, um show da dupla Edson & (meeeeeeeeeeeeeeeestre) Hudson.

A dupla Edson & Hudson está na turnê de despedida, já que o fim da dupla está marcado para o fim deste ano. O Edson tem como plano futuro lançar seus filhos Vitor e Vitória como dupla sertaneja mirim, enquanto o Hudson já engatilha uma carreira voltada para o Rock n' Roll junto com a banda Rollemax. Este assunto da separação tem rendido um bom pano pra manga. Pelo o que ando acompanhando desta trajetória de separação, não creio que tenha sido uma briga dos dois irmãos a causa da separação. Creio que simplesmente chegou um ponto na carreira da dupla em que eles não se sentem tão confortáveis como dupla e cada um aposta em seus planos pessoais de carreira. Eu mesmo fui para o show pensando que veria "dois caras" e não uma dupla, mas acabei enganado. Ainda há uma energia entre os dois, porém com uma expressão de cansaço.

Ontem (ou melhor, hoje) o show foi na casa Expresso Brasil, na Zona Leste de São Paulo, e eu tive a oportunidade de acompanhar o show na área VIP. Antes do show, fiz uma visitinha básica ao camarim (diga-se de passagem, quase não consegui entrar) pra falar com o Hudson e pegar um autógrafo dele no meu exemplar do Turbination - sendo bem honesto: 70% dos meus motivos de ir no show foram pra ver o mestre de perto. Consegui trocar umas palavras com o Hudson e, falando sobre seu novo trabalho com a banda Rollemax, ele disse que o novo álbum já está engatilhado, só esperando pra mixar nos Estados Unidos. De acordo com o próprio, este novo trabalho não terá a pegada "nervosa" do Turbination - "[..] é uma coisa mais pra guitarrista...", disse ele sobre o primeiro trabalho solo. O novo trabalho será um trabalho mais comercial. Além disso, ele disse que o álbum Turbination e o DVD O Massacre da Guitarra Elétrica (vídeo do show com a banda Rollemax gravado no Bar da Montanha, em Limeira) serão re-lançados por uma nova gravadora.


Bem, vamos ao show. Uma coisa que me chamou a atenção foi o caráter multi-facetado do show. Basicamente o show foi dividido em 4 partes: a primeira parte foi o Country Rock ao estilo tradicional da dupla, a segunda parte à la festa de peão (com músicas dançantes estilo bailão), a terceira parte um acústico e a quarta um voz e piano com o Edson e o tecladista Orlan Chaves.


A expressão Country Rock é talvez a melhor definição para o estilo da dupla. O próprio Hudson, numa entrevista para o programa Gordo Visita da MTV, citou como influência de estilo o cantor Garth Brooks. Por minha conta cito Lynyrd Skynyrd como outra influência - no DVD Na Arena ao Vivo o Hudson usa um chapéu com o nome da banda. Ao vivo a sonoridade da banda parece mais Rock ainda, tendo bastante presença de guitarra. Uma coisa interessante que eu reparei foi o uso da afinação Drop-D em algumas músicas, o que confere um peso à mais - só para explicar, Drop-D é um tipo de afinação de violão/guitarra na qual a mizona (corda mais grave) é afinada um tom abaixo da afinação padrão (ou seja, ela fica mais grave ainda). O que mais chama atenção mesmo é a abordagem técnica que o Hudson usa no meio do estilo sertanejo. É quase como colocar o Eddie Van Halen pra tocar com o Lynyrd Skynyrd. Além disso a banda costuma fazer alguns temas instrumentais como introdução para as músicas da dupla, e foram justamente criando estes temas que Hudson e seu parceiro Vinícius-X coletaram material para o Turbination - no caso do show de ontem, a música Ligaduriuns Metranca Invertis foi um destes temas.


A parte "de rodeio" do show conta com as músicas mais agitadas. Nem tenho muito o que comentar porque não é a minha praia.

A parte do acústico foi bem interessante. Tudo começou com um tema instrumental na viola, composto por uma montagem de vários trechos de clássicos da música caipira. O fim do tema foi uma improvável homenagem ao Michael Jackson, com os teclados introdutórios e a clássica risada de Thriller. Esta parte acústica do set me parece ser tradicional nos shows da dupla, creio eu pelo fato de eles terem lançado um DVD dedicado totalmente à música regional - o DVD Na Moda do Brasil.



A próxima parte do show foi um simples voz e piano com o Edson e com o tecladista Orlan Chaves. E nessa parte do show o Edson deixa claro que canta demais. Na minha opinião, é a melhor voz da música sertaneja. E mesmo sendo um momento mais intimista do show, a galera cotinuou ligada.

Após esta parte mais intimista, o show volta ao estilo Country Rock tradicional. Nesta parte do set uma música que me chamou atenção foi uma versão de I Wanna Know What Love Is, do Foreigner - Foi Você Quem Trouxe, na versão da dupla em português. Esta música foi gravada no álbum ao vivo desta turnê de despedida, álbum chamado simplesmente Despedida. Eu sempre torci o nariz para estas versões em português, pois geralmente a música tem os mesmos arranjos da original e a letra é muito pobre - até mesmo a música Pirei, uma versão demo de Beat It (Michael Jackson) feita pelo Hudson e sua banda Rollemax, me causou este efeito. Apesar de Foi Você Quem Trouxe ter a letra bem simples, ela tem um arranjo mais voltado para o Rock, o que me chamou a atenção como roqueiro de carteirinha. E o Hudson cantando ficou muito legal. O que importa, no fim das contas, é a música conseguir tocar o coração das pessoas, e isso ela faz muito bem. Seguem os links das versões original e em português para vocês:
- I Wanna Know What Love Is:
http://www.4shared.com/file/123923575/c6c9a456/I_WANNA_KNOW_WHAT_LOVE_IS.html
- Foi Você Quem Trouxe:
http://www.4shared.com/file/123922814/57f0c770/FOI_VOC_QUEM_TROUXE.html


No show deles eu observei muito da relação fã-ídolo, talvez porque foi a primeira vez que fui num show pra ver um ídolo de verdade e não só pra ver uma banda. Assistindo o show entre a grade e o palco, vi muita gente na grade desesperada (desesperada no feminino, porque quase só tinha mulher), gritando o nome dos caras, chorando, desmaiando e etc. É uma coisa meio louca, nunca tinha visto estas coisas de perto. E esse é só um dos tipos de relação fã-ídolo. O tipo que eu estava habituado é aquela relação em que o fã quer ser o amigão do ídolo, e não colocá-lo num pedestal intocável de adoração - uma vez ouvi uma frase interessante do baixista do Rush falando sobre isso: "É como se cada um tivesse um pequeno segredinho conosco". Eu mesmo, enquanto esperava pra entrar no camarim pra falar com o Hudson, fazia uma lista mental das coisas pra falar com ele, mas obviamente não consegui falar nem 10%. O ideal seria sentar num boteco pra conversar sobre música ou até fazer uma visitinha no estúdio dele pra tocar um pouco - quem sabe ele pelo menos deixa eu olhar por 30 segundos pra Ibanez JEM dele...

Bem, como disse anteriormente, eu fui no show pra ver de perto o Hudson tocar. Obviamente, não adianta só ver o cara se as músicas da dupla forem ruins. E ainda bem que as músicas dos caras são boas, legais e têm umas letras grudentas pra ajudar na hora de cantar. Pra quem conhece um pouco do lado Guitar Hero do Hudson, vale muito a pena ir num show da dupla e aproveitar pra vê-lo em ação com o irmão. E se você está na dúvida, lembre-se de um fator importantíssimo: no mínimo 60% do público é mulher.

Pra acabar, queria agradecer à Priscila, ao Rodolfo e a todo o pessoal do Expresso Brasil que recebeu muito bem eu, minhas irmãs e meus cunhados na área VIP.

PS.: Já coloquei fotos melhores. Agradecimentos à minha irmã pelas fotos de qualidade.

2 comentários:

  1. Gostei e achei interessante suas observaçãoes sobre o show deles,eu como fã não consegui ver o show separado em partes como vc comentou...achei até leeegal.Pelo jeito vc gosta mais de rock e foi lá mesmo pra ver o Hudson tocar né ,mas soube observar bem as qualidades do Edson tbem e foi isso que me levou a comentar aqui.
    Gosto demais da dupla,acho que o sertanejo vai perder ,de um lado uma grande dupla,perfeita em tudo com um som muiiito agradável pra quem gosta de boa música,mas por outro lado teremos dois talentos em carreira separadas ,que com certeza nos trarão boa musica.Vamos esperar pra ver...boa sorte pra eles e muito sucesso seempre!

    ResponderExcluir
  2. Os caras apavoram...eu também curto mais rock...mas se tratando de sertanejo...é Edson e Hudson na cabeça...

    ResponderExcluir