quarta-feira, 12 de agosto de 2009

The Song Remains the Same (Led Zeppelin) - Depois deles o Rock é que não foi mais o mesmo

Este é mais um daqueles que não está na minha cabeceira de fato, mas bem que merece uma vaguinha.

The Song Remains the Same é o registro de três shows feitos pelo Led Zeppelin - formado por Robert Plant (vocais), Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo, órgão e sintetizadores) e John Bonham (bateria) - no Madison Square Garden, tradicional palco para bandas de Rock em Nova York. Na verdade, em 1973, o Madison Square Garden ainda não era tradicional propriamente dito, pois na época bandas como Queen, Led Zeppelin e Kiss estavam começando a construir o conceito de Arena Rock com shows de médio e grande porte em estádios e grandes ginásios.

Seguindo um pouco da moda lançada por grandes nomes da música como Elvis Presley e Beatles, o Led Zeppelin lançou este show num formato que hoje em dia é pouco convencional. Nos anos 60 e 70, artistas de grande renome como o Rei do Rock e os garotos de Liverpool costumavam lançar filmes, como por exemplo A Hard Day's Night (Beatles) e This Is Elvis (Elvis Presley). Até o nosso querido Roberto Carlos lançou alguns filmes, como Roberto Carlos em Ritmo de Aventura. Mas o Led fez um pouco diferente, e montou um "filme" a partir das performances gravadas em Nova York, colocando imagens diversas (além das imagens do show, é claro) para ilustrar as músicas. Estas imagens vão desde cenas de filme de máfia a la O Poderoso Chefão até cenas com Robert Plant cavalgando em montanhas e castelos medievais. A idéia destas imagens era mostrar as fantasias de cada integrante da banda.

**********************************************************************************

Nome do filme: The Song Remains the Same
Lançamento: 1976 (cinemas), 1990 (VHS)
Músicas:
01. Rock and Roll
02. Black Dog
03. Since I've Been Loving You
04. No Quarter
05. The Song Remains the Same
06. The Rain Song
07. Dazed and Confused
08. Stairway to Heaven
09. Moby Dick
10. Heartbreaker (Takes)
11. Whole Lotta Love

**********************************************************************************

O filme começa com cenas típicas de filme de máfia feitas com a participação de dois membros da equipe da banda - Peter Grant (produtor) e Richard Cole (gerente da turnê). A banda já emenda logo de início dois clássicos, Rock n' Roll e Black Dog. Nestas duas músicas já dá pra sentir a pegada Rock n' Roll da banda (sem o trocadilho com a música de abertura). Só o timbre da guitarra de Page mostra boa parte desta pegada: ele consegue tirar timbres limpos e distorcidos apenas variando a intensidade com que toca, algo que hoje em dia é difícil de se encontrar num guitarrista, principalmente depois do surgimento dos pedaizinhos de efeitos diversos.

Since I've Been Loving You e No Quarter mostram as grandes influências do Blues no som da banda, tanto com os compassos 3/4 e 6/8 quanto com as improvisações de guitarra de Page. Logo a seguir vem The Song Remains the Same, música-título do filme e que trás uma marca: a guitarra Gibson EDS-1275, uma das primeiras guitarras de dois braços fabricadas pela Gibson, esta especialmente para Jimmy Page.

Logo em seguida vem The Rain Song, um belo Blues que tem uma versão mais "elétrica" ao vivo do que em estúdio. Dazed and Confused é outro Blues que trás outra marca do gênio Jimmy Page: a guitarra tocada com arco de violino.

Stairway to Heaven merece um parágrafo a parte. Esta música adquiriu uma mística ao longo da história do Rock, devido a vários fatores. O primeiro deles foi o fato de ser uma música de mais de 8 minutos que se tornou um grande sucesso sem que tivesse sido composta para ser um sucesso. Existem também várias lendas sobre esta música: Jimmy Page teria levado mais de um ano e meio para compor esta que seria a "música perfeita", uns dizem que o guitarrista teria vendido a alma ao capeta em troca desta música, Robert Plant teria escrito a letra de uma vez só, a música seria uma mensagem do tinhoso caso fosse rodada ao contrário, nenhuma banda pode fazer cover desta música e sequer nenhum comprador pode testar uma guitarra numa loja tocando esta música (uma referência a esta última lenda aparece inclusive num filme)... Enfim, tudo isso contribuiu para que Stairway to Heaven se tornasse uma lenda na história do Rock, apesar de Robert Plant afirmar no The Song Remains the Same que a música fala simplesmente sobre esperança. A versão ao vivo desta música se tornou mais popular, porém a versão de estúdio não foi gravada com a Gibson EDS-1275 como muitos acham, e sim com uma Fender Telecaster e com violão. Confira o famoso vídeo da performance ao vivo de Stairway to Heaven:



Moby Dick é outra música lendária, desta vez pelo solo de bateria de John Bonham. Ele usa abordagens baterísticas que até hoje são atuais. Influências de seu estilo de tocar podem ser claramente observadas nos solos de bateria de Neil Peart, do Rush - que, diga-se de passagem, é fã assumido do "Bonzo". A grande marca deste solo é o trecho em que ele toca com as mãos ao invés de tocar com as baquetas. Heartbreaker é mais um Blues com longas sessões de improvisação. Pra fechar, Whole Lotta Love, mais um clássico do Hard Rock.

O Led Zeppelin foi uma banda extremamente importante para a história do Rock. Eles foram os responsáveis por inaugurar o Hard Rock que influenciou toda a geração de bandas da década de 70 e 80. Sem eles não haveria shows barulhentos com guitarras distorcidas em estádios de futebol com 50 mil pessoas. E é por isso que, apesar de a música permanecer a mesma, depois do Led Zeppelin o Rock é que nunca foi o mesmo.

Um comentário:

  1. E aí cara tudo bem? Eu cheguei no seu blog pelo fórum do Cifra Club e achei realmente muito interessante e bem escrito. Se possível gostaria de formar uma parceria com meu Blog da Mediocridade. Por favor entre em contato.

    Abraços
    Victor
    http://blogdamediocridade.blogspot.com/

    ResponderExcluir